Transcrevo, a seguir, um trecho de um minicurso que ofereci em 2012, no 3° Simpósio de Hipertexto e Tecnologias na Educação, da ABEHTE, em Recife.
Conectivismo. Outra questão seria verificar em que medida o construtivismo ou outra teoria
da aprendizagem daria conta dessas formas de se relacionar com o conhecimento e de
construir conhecimento.
Siemens defende o que ele chama de Conectivismo que, embora
não seja uma teoria da aprendizagem acabada, ajuda a entender o conhecimento distribuído
e o que parece ser seu ponto nevrálgico, a ideia da aprendizagem fora do ser humano, nas
redes sociais.
Um outro pesquisador, citado por Dave Cormier (2008) em seu artigo Rhizomatic education: Community as curriculum, utiliza a noção de rizoma teorizada por Deleuze & Guattari em sua obra de 1980, Mille Plateaux.
Por questões de espaço, essas questões não serão aprofundadas aqui mas o artigo de Cormier
está disponível no link http://davecormier.com/edblog/2008/06/03/rhizomatic-education-community-as-curriculum/
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