quinta-feira, 25 de maio de 2017

Conectivismo - a comunidade como currículo

Transcrevo, a seguir, um trecho de um minicurso que ofereci em 2012, no 3° Simpósio de Hipertexto e Tecnologias na Educação, da ABEHTE, em Recife.

Conectivismo. Outra questão seria verificar em que medida o construtivismo ou outra teoria 
da aprendizagem daria conta dessas formas de se relacionar com o conhecimento e de 
construir conhecimento. 


Siemens defende o que ele chama de Conectivismo que, embora 
não seja uma teoria da aprendizagem acabada, ajuda a entender o conhecimento distribuído 
e o que parece ser seu ponto nevrálgico, a ideia da aprendizagem fora do ser humano, nas 
redes sociais. 


Um outro pesquisador, citado por Dave Cormier (2008) em seu artigo Rhizomatic education: Community as curriculum, utiliza a  noção de rizoma teorizada por Deleuze & Guattari em sua obra de 1980, Mille Plateaux.

Por questões de espaço, essas questões não serão aprofundadas aqui mas o artigo de Cormier      
está disponível no link  http://davecormier.com/edblog/2008/06/03/rhizomatic-education-community-as-curriculum/

Nenhum comentário:

Postar um comentário