segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Clubes de leitura – para gostar de ler

A Folha de domingo, 13 de agosto de 2-17, traz uma ampla reportagem sobre os clubes de leitura.
Nesses clubes, leitores se encontram para comentar sobre o livro da semana ou do mês, que todos leram.
O clube do Livro (BH) tem proposta curiosa: divulga o tema e não o nome de um livro. Nas discussões, que reúnem cerca de 200 pessoas, chegam a discutir 10 títulos de gêneros diferentes.

A ex- apresentadora de TV  americana, Oprah Winfrey criou o Oprah´s Book Club e, segundo a matéria, ela ajudou a elevar o número de leitores nos Estados Unidos.

No Brasil, o professor Dr. Manoel Pedro Pimentel, em parceria com a Cia das Letras,  vem desenvolvendo reuniões de clube de leitura em 12 presídios do Estado de SP.


Brasileiros, diz a reportagem, leem, em média, 4 livros por ano. É pouco mas eu ainda acho muito, pelo que tenho visto...

A reportagem de Úrsula Passos fala sobre as origens dos clubes de leitura no século 18, para estudar a Bíblia. Em 1868, mulheres jornalistas foram impedidas de participar de um evento literário nos Estados Unidos e uma das jornalistas decidiu fundar o Sorosis, um clube de mulheres voltado para estudos e leituras.

Estatísticas lá e aqui mostram que as mulheres leem mais que os homens.

Eu fui um dos 500 mil afiliados do Círculo do Livro, lançado em 1973 pela Editora Abril, em parceria com a alemã Bertlesmann.

Hoje há muitos clubes on-line. A reportagem cita casos da França e dos Estados Unidos. No Brasil, o Leia Mulheres dedica-se exclusivamente a obras escritas por mulheres.

O jornal Folha de São Paulo, começa agora em agosto o Clube de Leitura Folha.

Links para Clubes:
Crie seu clube de leitura!!!  - site que incentiva você a criar seu Clube de Leitura  e que abriga outros vários clubes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário