quinta-feira, 11 de maio de 2017

Agência Lupa: checadores e curso gratuito

Falamos em ensinar a ler. Pensamos  em leitura como algo mais amplo e mais complexo que decifrar códigos linguísticos, visuais, sonoros, gestuais, espaciais e tudo isso junto.  Sim, Leo o texto o discurso, identificar ideologias subjacentes, motivações inconfessáveis. O que mais deveria  o ensino? O que mais poderia a leitura?
                Resposta: sacar o pressuposto básico da verdade!!
                Na era da pós- verdade e da relativização da verdade (veja interessante matéria intitulada Como funciona a engrenagem das notícias falsas no Brasil) alimentada por presidentes, ministros, juízes, atores, artistas que postam e constroem suas próprias verdades, sem passar pelo crivo jornalístico; numa era em que blogueiros e sites parceiros, colunistas e comentaristas que são pagos  para distorcer, difamar, confundir e espalhar notícias falsas, as fake news,  e, ainda mais,  numa época de ideologias líquidas, cujos seguidores são tão instáveis quanto uma partícula subatômica da antimatéria, que se faz tudo só  por dinheiro (como ironizava o Groucho Marx – estes são meus princípios, mas se você não gostar, eu tenho outros) - que até o passado tornou-se  imprevisível,  ler ficou complicado.
                Complicou para a escola.
                Complicou para aqueles que acreditavam que a internet iria mudar nossa relação com a leitura por causa da nova textualidade hiper e de banalidades abundantes.
                Gente pulando da ponte por causa de um tal de internetês.
                Voltem. Despulem.  O perigo está logo ali na frente.
                Complicou para a escola que sequer havia se ajeitado na cadeira para pensar sobre os velhos problemas novos ainda insuperados.
                Ok, mas quem criou essa confusão que a concerte. A mídia!
                A Agência de Jornalismo e Checagem Lupa está ajudando a desfazer a confusão. Os jornalistas que nela trabalham – os checadores – conferem os temas mais polêmicos da semana, conferindo as fontes dos dados, buscando em bancos de dados e ajudam o leitor a enxergar melhor.
                Confiram.



Nenhum comentário:

Postar um comentário