quinta-feira, 4 de maio de 2017

Folha - Novo Projeto Editorial, mas leitura crítica da mídia tem que ser ensinada na escola

A Folha de São Paulo lançou em 31/3/2017 um novo projeto editorial motivado, entre muitas razões, pela “ escalada do acesso à internet nos últimos 20 anos (que) levou conexão a mais de 3 bilhões de pessoas e fez crescer numa dimensão inédita tanto a demanda por notícias quanto sua disseminação.”

Então, está aí,  as tecnologias alterando severamente nossa relação com o mundo, com as pessoas, com a  notícias e por que não dizer, com a leitura!!

Sim, o projeto pretende facilitar a leitura no sentido de dar mais garantias sobre as fontes das notícias. Vejam esse trecho do projeto:

"As diversas formas de jornalismo artesanal, praticadas com espírito militante, dedicadas a determinado tema ou circunscritas a uma comunidade, mostram-se úteis para suprir lacunas no conjunto da mídia, mas são limitadas em alcance e escopo pela parcialidade do ponto de vista e precariedade da base material –aspectos que também tendem a afetar um jornalismo financiado por distintas modalidades de mecenato."

E esse jornalismo artesanal vem crescendo: primeiro eram apenas os usuários comuns da tal Web 2.0, mas, atualmente, além das retransmissões, recortes, reenvios, apropriações, leituras enviesadas, a coisa complicou. A gota d´água, me parece foi políticos não falarem com jornalistas e repórteres e terem eles mesmos, seus canais de divulgação. Twitam e postam à vontade o que bem entenderem ajudando a confundir a opinião pública. Tem havido até debate, intriga via posts!! E os jornalistas vão atrás procurando a notícia á dada!!

Não vamos nos distrair: leitura crítica da mídia tem que ser ensinada na escola!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário