quinta-feira, 4 de maio de 2017

Infográficos: leitura complicada. Por quê?

Uma das novas formas de escrita são os infográficos.

Por que nova? Sabemos que as imagens não são lá de andar sozinhas. Os textos verbais também gostam quando discorrem com imagens por perto. Nossos olhos curtem imagens.

Imagens e textos agradam, Vejam os gibis, as fotonovelas (êpa, essa é velha), as capas das revistas, vejam quase tudo (sim, quase, pois temos o Diário Oficial) vejam os infográficos.

Nova forma de escrita por que as imagens, gráficos, desenhos, cores, mapas, croquis, etc. são dispostos topograficamente de modo a compor um todo de sentido indissociável, não como mera ilustração ou regalo para os olhos.

É um tipo de texto multimodal. Creio que não se trata de um gênero digital - não pensei muito sobre isso ainda - mas, seguramente, é uma nova forma de pensar a redação de um texto e de organizar as informações no papel (jornais e revistas) ou na tela. Há ainda a possibilidade de inserir vídeos e áudio.

Exemplo:


Essa nova forma de produção textual exigiu que O Globo, por exemplo, desenvolvesse uma nova arquitetura do que eles chamam Redação Multimídia. Visite o site.

A Folha tem também uma redação especializada em infográficos. Muito bacana mesmo.
Quanta pesquisa precisamos fazer ainda!!

Como ensinar essa nova escrita e como ensinar a leitura (multimodal) de infográficos?


Nenhum comentário:

Postar um comentário