quinta-feira, 4 de maio de 2017

A velha flor num jardim de pedras

O articulista da Folha,  Pedro Luiz Passos publicou,  em 10 março/17, um artigo em que fala que “a indústria 4.0 (ou manufatura inteligente) está transformado a forma de produzir , distribuir e consumir produtos e serviços e, por tabela, exigindo novas habilidades da mão de obra e redesenhando as relações de trabalho.”

Lembram-se de que as reformulações nas leis de ensino, as LDB sempre foram motivadas pelo contexto social imediato, ou seja, para fornecer mão de obra a cada nova geração de empresas e negócios?

Passos diz que 47% dos empregos nos EUA estão ameaçados. Estima-se, diz ele,  que  65% das crianças que cursam atualmente o ensino fundamental vão trabalhar no futuro em profissões que hoje ainda não existem!!

E nós, na escola, educando para o futuro!!

Apenas 5% das profissões atuais enfrentam risco de extinção... desde que os trabalhadores se adaptem aos novos tempos:  fazer com tecnologia digital o que antes  se fazia com as mãos, lápis, papel, telefone fixo,  presencialmente, etc.

Diz o articulista que na área de TI o emprego é fragmentado e que os jovens até preferem assim: sem vínculos.  Minha geração amava vínculos, registro em carteira era para a vida inteira.

Concordo com Passos: ação prioritária é investir numa nova grade curricular nas escolas, dando ênfase nas matérias STEM – Science, Technology, Engineering and Mathematics e na proficiência em Inglês,  língua predominante no mundo digital.


Senti falta, porém, da velha flor, a língua portuguesa. Num jardim de pedras stem essa flor é imprescindível.

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