segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Entrevista - emojis, stickers e cia - Parte 2


Conforme explicado no post anterior, como eu acabei respondendo a várias perguntas (7 no total) que não puderam ser aproveitadas na matéria, resolvi compartilhar com vocês, todo o  conteúdo. 

Decidi colocá-lo em partes para não ficar uma postagem muito longa. Esta é a Parte 2 final.


4-Dado a instantaneidade das formas digitais, como a escrita tecnológica se insere no contexto das mídias sociais?


A escrita é uma tecnologia. Antes, ela circulava em contextos mais ou menos restritos, como nos papiros, nas inscrições em pirâmides, monumentos e livros. Com a tecnologia digital, o advento da internet  e os computadores, o suporte da escrita passou a ser as telas dos dispositivos digitais, a escrita passou para ser luz numa tela e a ser ubíqua.

5- Em sua opinião, a necessidade instantânea de se comunicar  e ser compreendido ao outro irá influenciar mais ainda nas formas de linguagem?

Novas formas de comunicação sempre surgirão motivadas pelas necessidades humanas. Novas tecnologias continuarão a ser criadas aumentando as potencialidades humanas. A escrita alterou profundamente nosso modo de vida e nossos relacionamentos desde seu início. Aliás, começou deixando o que chamamos de pré-história para trás e inaugurando a História.
Atualmente, com a rede mundial de computadores e os aplicativos que permitem a criação e manutenção de diversas comunidades virtuais e redes virtuais de relacionamento locais e globais (as chamadas redes sociais) a comunicação tornou-se instantânea, na medida da necessidade, da velocidade e da ansiedade dos tempos atuais.
Mas ainda temos muitos homens lentos, como denominava o geógrafo Milton Santos, para quem as tecnologias e o “novo mundo” ainda nem começou.


A matéria foi publicada neste site. Vocês podem lê-la. Ficou bem bonita.




Nenhum comentário:

Postar um comentário