segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Entrevista - emojis, stickers e cia - Parte 1

Recentemente, fui convidado por uma aluna de jornalismo a dar uma entrevista sobre emojis, stickers e sobre a linguagem visual nas comunicações instantâneas atuais.
A jornalista enviou-me algumas perguntas que eu respondi e devolvi por e-mail a ela.
A matéria foi publicada neste site. Vocês podem lê-la. Ficou bem bonita.

Como eu acabei respondendo a várias perguntas que não puderam ser aproveitadas na matéria, resolvi compartilhar com vocês, todo o  conteúdo. Decidi colocá-lo em partes para não ficar uma postagem muito longa.

1-Como são as formas de linguagem e os primeiros meios de se comunicar? Como houve essas a necessidade de uma evolução dessas linguagens? Como uma linguagem evolui?

Sabe-se que o homem, antes de criar um alfabeto (há cerca de 3.000 AC), de começar a escrever, ele desenhou. As pinturas das cavernas de Lascaux, na França, por exemplo, datam de 15  a 17 mil anos. Portanto a escrita com imagens antecede à alfabética. Considerem-se ainda as línguas que utilizam ideogramas, em que cada símbolo representa um objeto, conceito ou ideia, como na língua chinesa, por exemplo, e se perceberá a presença e importância das imagens na comunicação.
A criação da escrita surgiu pela necessidade de comunicação entre os homens e também com suas divindades. A  gramática e sintaxe foram se aperfeiçoando e fixando aos poucos. As chamadas normas vieram como fruto de uma relação de poder sobre quem diz o que é certo e o que é errado numa língua. Tudo isso vai se modificando em cada tempo e de acordo com os poderes em jogo.
As linguagens  estão relacionadas ao pensamento, ou seja, não existe um se o outro. Sabe-se que pensamos por imagens e que sonhamos por imagens e que “imaginamos” coisas, objetos, etc.
O contexto e a complexidade da vida em cada parte do planeta e em cada época da história  trazem novas exigências de pensamento e de comunicação. As tecnologias são criações humanas motivadas também pelos contextos de tempo e espaço.
A escrita é uma tecnologia.

2-Sendo linguagem a premissa e conector entre compreensão e desenvolvimento  (do pensar humano, como os elementos tecnológicos se manifestam de forma positiva na construção do indivíduo atual?

Sendo a escrita uma tecnologia, ela caminha junto  com as necessidades humanas e o desenvolvimento da ciência, dos conhecimentos.


3- Qual o papel da linguagem no meio tecnológico?

A linguagem é que nos faz humanos. A dupla articulação e o potencial inesgotável da linguagem verbal (e da visual) nos permite ser o que somos e agirmos no mundo. Na verdade, nada existe fora da linguagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário