quarta-feira, 13 de março de 2013

Quando a comunidade é o currículo

Li no jornal Cruzeiro de hoje, sobre um projeto muito bacana, envolvendo crianças de 4 e 5 anos e pessoas com até 70 anos: todos resgatando histórias de seus bairros e da cidade de Salto (SP), onde moram para recontá-las em livros que compõem a Coleção Salto - Projeto Meu Primeiro Livro. Iniciativa ousada e atual das professoras Vizotto, Santos e Cardoso. De fato, a comunidade como currículo é uma das formas mais ousadas e convincentes de a escola integrar-se com seu entorno e oferecer um ensino e uma aprendizagem significativas. Um dito popular americano: é necessário uma cidade inteira para educar uma criança". Nós, na Uniso, desenvolvemos, em 2008 um projeto parecido, nos Sabe Tudo, em Sorocaba http://perolavozesqueecoam.blogspot.com.br. Só que fizemos o resgate das histórias dos bairros onde havia Sabe Tudo funcionando na época, cerca de 10, e a produção foi postada em blogs. Também inserimos práticas de multiletramento:os participantes escreveram seus textos com texto verbal, mas também áudio, vídeo e fotos tiradas por eles mesmos. A escola com novos ares.

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